RODRIGO AMBRÓSIO

BOOMSPDESIGN / RODRIGO AMBRÓSIO

RODRIGO AMBRÓSIO

O nordeste brasileiro sempre foi celeiro de manifestações  culturais provocativas. O repertório é extenso: música, teatro, literatura, pintura, humoristas, folclore, atores e isto sem falar da gastronomia.
Desde o início de  nossa colonização portuguesa exploradora e escravocrata, os alimentos tem sido produzidos e transformados nesta região de forma apaixonada.
Agricultores transformam seus produtos agrícolas em  produtos culinários saborosos. Muitos utilizam suas fibras, frutas, folhas, galhos para transformar em objetos utilitários ou decorativos.
Atualmente novos usos e possibilidades estão sendo explorados para a utilização dos produtos desta região.   É do criativo nordeste que vem  os novos formatos e instigantes explorações.
Envolvido com grupos multidisciplinares e utilizando e misturando materiais inusitados Rodrigo Ambrosio,  exercita o novo, emoção pura: “Somos corpo e mente, matéria e imatéria, por isso penso na função física e psicológica dos símbolos e artefatos que crio”.
Neste início da criação e da expansão do mercado de design arte, o  designer de Maceió, arquiteto e urbanista de formação pela Universidade Federal de Alagoas vai cativando o planeta.
Em agosto de 2015, participou do BOOMSPDERSIGN, onde concebeu uma das instalações para o projeto Table of Greats, realizado para a Baccarat e Florense. Criou um ninho com cipós nativos das matas alagoanas e fios de cobre, onde uma taça Harcourt ficava acomodada de forma envolvente, poesia pura.  Da São Paulo Design Weekend 2014, recebeu o título de Talento Revelação.  Sua carreira meteórica já lhe proporcionou  ter  peça no Clube de Criadores e acervo permanente no MAM SP
.
Mente inquieta e multimídia, participa do Grupo Design Armorial ao lado de Rodrigo Almeida, Sérgio Matos e Zanini de Zanine. O grupo estuda as raízes nordestinas mais profundas e as apresenta em peças com design atual, seguindo os ideais do movimento lançado por Ariano Suassuna.